Comece a pedalar
Comece a pedalar
A atividade ciclística adquire cada vez mais adeptos em todo o mundo. Segundo o World Bicycle Relief – organização internacional sem fins lucrativos especializada em programas sociais – hoje são mais de dois bilhões de bicicletas em circulação todos os dias. Na Europa, a cultura de pedalar é motivada por razões sociais e de saúde, o que explica oito dos dez países com o maior número de bikes per capita do mundo.
No Brasil, a atividade ciclística teve seu início no séc. XIX, e restringia-se apenas aos estados do sul e sudeste. Hoje as bicicletas transitam nos mais diversos centros urbanos do país, sejam utilizadas na forma de lazer nos fins de semana, seja na forma de atividade física contínua ou ainda como um meio de transporte, fugindo do caos no trânsito nas grandes cidades.
Conforme dados da ABRACICLO, somente em 2017, foram produzidas cerca de 667 mil bicicletas. De janeiro a julho de 2018, cerca de 400 bicicletas já tinham sido produzidas – um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento se reflete no número de bicicletas, que já ultrapassam o número de veículos espalhados em todo o território brasileiro – cerca de 70 milhões de bicicletas contra pouco mais de 50 milhões de veículos.
Em Sergipe, menor estado da federação, a atividade ciclística também merece destaque. Muitas pessoas, todos os dias, utilizam suas bicicletas para irem ao trabalho, faculdade, escolas, para se exercitarem ou simplesmente passear, seguindo a tendência mundial da busca de alternativas viáveis de mobilidade urbana, sustentabilidade, economia e bem-estar.
No caso específico de Aracaju, capital do estado, a atividade ciclística pode ser praticada nos mais de 72km de malha cicloviária existente na cidade, uma das maiores do Brasil proporcionalmente ao número de habitantes. Além disso, a criação de uma área exclusiva para a prática do ciclismo, em 2017, constituiu-se numa experiência inovadora e também é responsável pelo aumento do número de ciclistas na cidade.
Dentre os principais benefícios da atividade ciclística, temos:
Saúde: um ciclista regular tem menos chances de contrair uma série de doenças;
Economia de tempo: maior mobilidade;
Economia de recursos: custos com combustíveis, manutenção de veículos, impostos e seguros;
Proteção do meio ambiente: atividade não poluente.
De fato, pedalar é uma atividade libertadora, prazerosa, nos leva a conhecer lugares incríveis e grandes amizades. Qualquer pessoa pode se aventurar no ciclismo, pois para isso não é necessário ter uma “super bicicleta” ou uma infinidade de acessórios. Entretanto, alguns itens (dentre outros) devem ser considerados antes de pegar sua bicicleta e sair por aí:
- Reparos básicos são exigidos: pneus calibrados, freios ajustados, engrenagens lubrificadas, etc. Dessa forma são itens indispensáveis bombas de ar, ferramentas, kits de reparo, tanto no pré-ajuste quanto no próprio passeio, como no caso de um pneu furar inesperadamente;
- Itens de segurança: capacetes, óculos, luvas e luzes;
- Se alimentar adequadamente antes e depois de pedalar;
- Beber bastante água antes, durante e depois de pedalar. A reposição energética também é importante e isso pode ser obtido com alimentos rápidos como barras de cereais;
- Fortalecimento corporal / alongamento;
- Posicionamento adequado nas vias: procure pedalar sempre à direita das faixas e nunca pedale em calçadas. Procure seguir as regras do trânsito;
- Procure pedalar com amigos / grupos de ciclismo;
- Pratique em locais tranquilos;
- Explore gradativamente novas rotas.
- DIVIRTA-SE!
Créditos: Dw.com